sábado, 1 de outubro de 2011

ATUALIZAÇÃO - SIRTE SOB ATAQUE

telesurtv.net


Prossegue o bombardeio de Sirte. A cidade está em escombros, sem água nem eletricidade. Os hospitais que não foram destruídos estão superlotados, sem medicamentos e enfrentam dificuldades crescentes.

A ong Médicos Sem Fronteiras diz que tentou enviar medicamentos para a cidade, mas o TNC (governo fantoche) não permitiu. A Cruz Vermelha pela 2.a vez tentou chegar ao porto de Sirte com o seu barco mas foi impedida pelos navios da OTAN.

Em todos os meios do PIG internacional, a ONU declara que não consegue enviar ajuda a Sirte por causa dos bombardeios. Como se não fosse a ONU que permite à OTAN bombardear a cidade.

Pergunta libyasos.blogspot.com: "Por que não lançam comida e medicamentos em vez de bombas? Lançariam flores se quisessem..." e responde:

"A VERDADE É: ELES RECUSAM DELIBERADAMENTE AJUDA A SIRTE, PORQUE QUEREM QUEBRAR A MORAL DE SEU CIDADÃOS PARA QUE ELES ENTREGUEM A CIDADE AOS COLONIZADORES!"

Estima-se em milhares o número de mortos ao longo do cerco de Sirte.

Veja mais em:
http://multimedia.telesurtv.net/1/10/2011/51995/cnt-amenaza-con-intensificar-ataques-a-sirte-si-no-desalojan/



SABHA:

Leonor Massanet escreveu sobre Sabha, cidade no deserto sitiada há dois meses pela OTAN:

(27/09) "... Sabha tornou-se uma cidade-fantasma, pois quando a OTAN começou a lançar mísseis e entrou com helicópteros a maioria das famílias partiu em busca de refúgio. Neste momento não há mulheres nem crianças em Sabha... algumas zonas da cidade estão em poder dos rebeldes.

Viam-se carros incendiados e gente morta... mas agora durante o dia está tranqüilo, há algum comércio aberto, e não se ouvem disparos. Há bandeiras tricolores (monarquistas) em algumas áreas e verdes (Jamarihia) em outras.

A OTAN bombardeou TODAS as empresas e fábricas de Sabha, todos os edificios oficiais, a universidade, colégios, a fábrica de plásticos e um grande estacionamento. Bombardeou áreas residenciais. São gente muito perigosa e as pessoas comuns não se aproximam deles.

Roubaram tudo, inclusive as escavadeiras das obras, e até o carro de bombeiros, tendo-o pintado de outra cor. Entraram nas casas dos familiares de Kadafi e as esvaziaram.

Havia granjas do Governo em terrenos recuperados ao deserto, que cultivavam hortaliças e produziam carne, e as vendiam a preços simbólicos. Os rebeldes roubaram os carros, máquinas agrícolas, bombas d'água... Mataram os animais e venderam a carne. Roubaram os componentes do sistema de irrigação, que era uma obra-prima. E como cúmulo da perversão, queimaram as sementes estocadas para plantar.

Invadiram a repartição que emitia passaportes e queimaram todos os arquivos, para que não se saiba mais quem é líbio ou não. Incendiaram a delegacia de polícia onde se registram os carros, para eliminar os registros dos carros que roubaram.

Em Sabha se estava construindo uma segunda cidade, e havia grandes empresas com seus maquinários e infra-estruturas armazenadas como lavabos, pisos, grifos etc. Especialmente uma empresa indiana que estava construindo 6.000 casas e já estavam quase terminadas, havia trazido e armazenava os materiais de acabamento, e foram todos roubados.

Toda esta informacão, diretamente de testemunhas presenciais, dá a impressão de que há um plano claro de destruição total do país. Do ar a OTAN bombardeia todos os edificios de fábricas, torres de comunicações, alta tensão etc., e na terra roubam, matam e destroem. Se houvesse um só meio de comunicação que mostrasse a verdade do que está ocorrendo, o Mundo saberia que estão devastando um país e fazendo um verdadeiro genocídio...


Os rebeldes que chegam às cidades, enquanto roubam, matam, e as bombas destróem, vão dizendo à população que eles trazem a liberdade, que lhes darão muito dinheiro, etc. etc. Enquanto lhes dizem isso assediam-nos, matam-nos e cortam-lhes todos os meios de comunicação para que não possam falar nem se comunicar... Dizem libertar, e àquele que fala, matam, ameaçam ou prendem. Dizem democracia e roubam, destróem e matam a tudo que tenha algo a ver com o governo verde. Onde está o respeito às idéias e à oposição?

As ameaças estão na ordem do dia."

(28/09) "Ao longo do dia ouviram-se fortes explosões e enfrentamentos en Sabha. As pessoas seguem sitiadas pela OTAN sem gás nem electricidade nem água. Algumas áreas têm eletricidade em certas horas porém os bombardeios derrubaram os postes e destroçaram todos os cabos e a solução é complicada...

A população está muito assustada e triste, além de desconcertada. Durante o dia os carros dos rebeldes passeiam pela cidade disparando quando acham necessário, mas só por algumas áreas porque há áreas de Sabha em que os moradores disseram que há explosivos e se se aproximarem explodirão a cidade. Às seis da tarde os rebeldes saem da cidade porque têm medo da população...

Agora não há controles, não há polícia e cada um pega o que quer. Roubaram até a geladeira do hospital.

Um amigo foi encontrado morto porque fizeram-no descer do carro para roubá-lo e o mataram, mas o carro não deu partida, então jogaram as chaves sobre o corpo e foram embora..."

(leonorenlibia.blogspot.com)

A luta prossegue em torno de Sabha.


RETROSPECTIVA:

Em 22/06/2011 a OTAN matou a família de Kwaldi Al Hamidi, dirigente líbio:

telesurtv.net


documentário com trecho do discurso de Kadafi:

leonorenlibia.blogspot.com





(Leia em http://www.horadopovo.com.br/2011/junho/2969-22-06-2011/P7/pag7a.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário