sábado, 15 de outubro de 2011

ATUALIZAÇÃO - 15/10/2011

Líbia: a Noite que Matou as Mentiras
   
Libya The Night That Killed The Lies - by nsnbc

A maior parte de Tripoli está liberada, Sirte logo estará, Bani Walid, Sabah, Zliten, e muitas outras cidades estão livres. O amanhecer trouxe os inegáveis resultados do início de uma nova fase na Luta de Libertação da Líbia. Enquanto os Líbios lamentam a morte dos caídos na luta pela Libertação, o CNT e a OTAN lamentam perdas volumosas de território, tropa e confiança...

Isso ficou claro um dia atrás, pouco depois da meia-noite. O Governo legítimo da Líbia havia chamado o Povo da Líbia a sair em massa no 14 de Outubro e protestar contra o bombardeio e ocupação da Líbia pela OTAN e o seu governo fantoche e seus mercenários. Também ficou claro que era legítimo o chamado para abandonar as áreas sob controle do CNT para evitar vítimas civis, e uma advertência do que estava por vir. Então, todos os edifícios que abrigam escritórios do CNT foram declarados alvos legítimos para serem destruídos ou queimados.

Nas primeiras horas da manhã de 14 de Outubro, partes de Sirte estavam sob controle do CNT, uns 25% de Sabah, 25% de Bani Walid, 25% de Bengazi, e Tripoli, apesar de forte resistência, ainda sob controle do CNT. Esse quadro mudaria dramaticamente nas próximas 24 horas.

Às 2:30 o povo de Zuwara levantou-se contra os mercenários do CNT, queimou o escritório do CNT local, e forçou os ocupantes a fugirem da cidade, com pesadas baixas. Também em muitas outras cidades, as demonstrações começaram durante as primeiras horas da manhã, como se as pessoas não pudessem agüentar nem mais um momento a opressão, massacres e atrocidades. A Líbia estava à beira de explodir de raiva e frustração.

Em Tripoli, manifestações começaram em torno das 8 horas, mas começaram realmente quando um grande contingente das milícias da Tribo Wirsh Fana entrou na cidade, perto das 15 horas. As tropas foram recebidas com volumoso júbilo, e quando foi sabido que Dr. Moussa Ibrahim estava esperando em um subúrbio de Tripoli, foi como se os cidadãos de Tripoli entendessem a mensagem: "É isso, hoje nós tomaremos de volta a nossa cidade e o nosso país”...

Às 16 horas havia demonstrações volumosas de multidões com bandeiras verdes ondulantes em toda a Líbia. Também pela tarde, o CNT começou a atacar os manifestantes e Forças Líbias em Tripoli com pesado fogo de metralhadora do chão, e de helicópteros da OTAN, com grande sofrimento para o Povo, mas pequeno proveito para a OTAN. O mesmo crime hediondo de atirar em manifestações foi relatado em Al Jumaa e muitas outras cidades e distritos, como se o CNT e a OTAN tivessem que prover a evidência final do tipo de "Democracia" que defendem, "protegendo vidas civis na Líbia".

Às 18 horas recebemos relatos de que lutas pesadas tinham começado em várias áreas de Tripoli, e que Abu Salim e outros distritos estavam firmemente nas mãos das Forças Líbias. Às 18:30 um helicóptero Apache da OTAN foi posto abaixo quando se dirigia para dispersar as manifestações.

A gavidade da "crise" ficou óbvia para a OTAN e o CNT, e mais reforços foram chamados a Tripoli. Às 19:30 um destacamento adicional de mercenários do CNT deixou suas posições em Zawiya. Dirigindo-se a Tripoli, caiu em uma emboscada das unidades de elite da 32ª Brigada comandada por Khamis Ghadafi. Todo o comboio foi destruído, com numerosos mortos e prisioneiros. Houve também pesados combates em Abu Salim, Alhadbah, Bab Ben Ghasir, Salehaddeen, Al Nasser, e no distrito de Al Bahi em Tripoli.

Às 21 horas de ontem, uma estimativa segura da situação na Líbia dava 50 - 60% de Tripoli como libertada. 80% de Bengazi, sendo que o quartel-general do CNT em Bengazi foi atacado pelas Forças Líbias. Mais de 90% dos mercenários do CNT de Tripoli desertaram fugindo.

Perto das 22 horas o Comando Militar de Tripoli colocou um grande número de veículos blindados para proteger as áreas mais críticas e instalações sob controle do CNT, enquanto se consolidavam as áreas sob controle das Forças Líbias.

Às 21:47 recebemos relatos de que aviões de OTAN tinham começado uma campanha de bombardeio volumosa contra Abu Salim. Um observador ocular diz que "estão cobrindo o nosso bairro de bombardeios". Às 21:55, relatos de que mais um contingente das milícias da Tribo Wirsh Fana chegou a Tripoli, mudando a situação militar completamente. Começaram ataques pesados às posições fortificadas da OTAN e do CNT, enquanto unidades de operações especiais das Forças Líbias se espalhavam para capturar importantes personalidades políticas e militares líbias e estrangeiras...

Há relatos adicionais, contudo não confirmados, de que o embaixador dos EUA na Líbia está desaparecido.

A cidade de Gheriyan declarou-se novamente uma cidade livre. Como Gherian, muitas outras cidades em toda a Líbia. No Norte expulsaram os ocupantes com ataques armados e demonstrações impressionantes que esclareceram de uma vez por todas que os Líbios "nunca aceitarão um CNT imposto a eles pela OTAN".

Às 22:45 recebemos relatos de que o Hotel Rixos, o acampamento militar 77 e o Quadrado Verde estavam sob ataque das Forças Líbias. Quando as Forças Líbias chegaram ao Quadrado Verde ficou óbvio que um massacre volumoso tinha acontecido lá. O chão estava forrado com manifestantes mortos pelos mercenários do CNT.

As tribos de Zlitan e Gheriya declararam que poderiam enviar reforços a Tripoli e Sirte. Cedo nesta manhã, um Helicóptero Chinook da OTAN foi derrubado perto de Zlitan. Enquanto este artigo é enviado on-line, continuam pesados combates ao longo do Norte da Líbia, .

Ao fechamento deste artigo às 13:30 hs. GMT, há luta em pontos de Tripoli. A noite antes deste 15 de Outubro foi uma noite de baixas pesadas para o CNT e OTAN. Com o desprezo absoluto pela vida humana e pelos valores humanos que ambos, CNT e OTAN demonstram, a maior vítima lamentada por eles hoje é provavelmente "A Morte das Mentiras sobre a Líbia ".

Christof Lehmann - 15/10/2011
nsnbc | October 15, 2011 at 12:42 | Categories: Global News | URL: nsnbc | 15 de outubro de 2011 às 12:42 | Categorias: Notícias Globais | URL: http://wp.me/p1sRhy-Jf

RESISTÊNCIA SE ORGANIZA EM BADR

Nenhum comentário:

Postar um comentário