quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A GUERRA SE EXPANDE: SAARA E ARGÉLIA



"Depois dos relatórios de ontem de que a OTAN prepara-se para expandir suas operações militares para a Argélia, e confirmação de que equipes de operações especiais da OTAN estiveram no solo na Argélia durante tempo considerável; e depois de relatórios de ontem de que o Embaixador francês para Argélia Xavier Driencourt está preparando a evacuação de emergência dentro de uma semana; nsnbc.wordpress.com recebeu relatórios confirmados de que as tribos da Argélia entraram na guerra.

De acordo com fontes seguras, uma série de reuniões secretas entre líderes tribais de Zintan, na Líbia, e da Argélia, resultaram hoje (ontem) à noite no acordo de que uma frente unificada de milícias tribais entrará na guerra, já denominada “A Guerra de Libertação do Norte da África”. De acordo com as mesmas fontes, essa aliança de tribos é apoiada por uma Frente Unificada do Norte da África, incluindo tribos marroquinas e a Frente Polisario, que luta contra a ocupação pelo Marrocos do território da República Árabe Democrática do Saara. Muitos membros do governo provisório e militantes da Polisario vivem no exílio na Argélia. A República Árabe Democrática do Saara foi reconhecida oficialmente pela Líbia em 1980.

Uma avaliação da situação militar de ontem à noite até a manhã de hoje: Em Derna (principal reduto da Al Qaeda na Líbia, N.T.), um grande contingente de mercenários do CNT fugiu da cidade com muitas baixas ao serem atingidos pesadamente pelo Exército Líbio e pela Resistência Tribal e Popular. Combate pesado em Al-Baida resultou esta manhã cedo em aproximadamente 50% da cidade liberada. Às seis da manhã recebemos relatórios de fortes combates em Bengazi de rua em rua, casa a casa e quarto a quarto, com pesadas perdas em ambos os lados. Calcula-se que 50% da cidade está liberada. A principal força do CNT se entrincheirou no centro de Bengazi. Um contingente de mercenários do CNT de Tobruk que foi enviado como reforço aos mercenários do CNT sitiados em Bengazi foi literalmente varrido em uma emboscada preparada pelas Forças líbias possibilitada por inteligência das estruturas interiores do CNT em Tobruk.

Um destacamento do CNT que tinha partido mais cedo para Bengazi na mesma noite para preparar um ataque em Ghat encontrou forte resistência resultando em 30 baixas do CNT. Em Zawiah a bandeira verde ondula sobre a cidade libertada. Depois de reuniões de representantes de cidades e aldeias ao redor de Zliten, ontem e hoje à noite, os representantes do CNT em Zliten foram esta manhã abordados por representantes do povo de Zliten que entregaram o ultimato de que os representantes do CNT locais e seus mercenários estrangeiros deverão partir até sexta-feira, ou enfrentar a situação de 'serem jogados fora' pelo povo." - Christoff Lehmann (http://libya360.wordpress.com/)


Leonor Massanet informa:

"Cidades sob controle do Governo Líbio. Bandeira verde: Ghat, todos os mares de dunas do Saara, Al Hamada do Saara, Gadamés, Tiji, Badr, Al Harush, Al Kufrah, Tubruk, Albayda, Darnah (Derna), Al Marrl, Al Biar, Al Brega, Ras Lanuf, Sirte, Beni Walit, todos os poços de petróleo.

Cidades com enfrentamentos nas ruas: Benghazi, Tripoli, Gharian, Zawia, Sabha, Wadi Shati, Al Alajelat, Zurman, Al Azizia, Al Gualish, Al Azaba. Duros confrontos em Gadamés (essa informação contradiz informes anteriores de que Sabha e Gadamés teriam sido libertadas. Vamos aguardar).

Cidades sob controle do CNT: Birghanam, Azentan, Misratah, Jufrah, Ijdabiyah, Nalut, Kabaw, Jadu, Zwara.

Em Brak, em Wadi Shati houve duros confrontos porque o povo permitira a um grupo de rebeldes que chegou que hasteassem a bandeira tricolor (monarquista) junto da verde, porém no fim do dia vieram mais rebeldes e tomaram o hotel de Brak para eles. Os jovens se levantaram contra eles, entraram no hotel e os expulsaram.

Sirte: A cidade está sofrendo um sítio genocida sem comida, sem água, sem nada... bombardeios... abriram uma casa e dentro havia 40 pessoas mortas. Continuamente saem ambulâncias com feridos. Estamos frente a um genocídio, crime de guerra mais terrível que se possa imaginar." (leonorenlibia.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário