"Aí vemos a OTAN bombardeando locais, visando, caçando e aterrorizando os filhos de Kadafi. Agora os alegados pecados do pai cabem também aos filhos, às crianças? Perderam eles o direito à vida? Eles já não são seres humanos. Eles vêm sendo caçados diariamente. Ou será porque cada um deles não vale mais o preço de um barril de petróleo?"
"There we see NATO bombing places, seeking, hunting and haunting the children of Gadaffi. Have the alleged sins of the father now visited the sons, the children? Have the children lost their right to life? They are no longer human beings. They have been hunt everyday. Or is it because each of them is no longer worth the price of the barrel of oil?"
"Children" pode significar os filhos ou as crianças de Kadafi. Mugabe refere-se simultaneamente aos filhos de Kadafi, que a OTAN pretende prender ou matar, e ao filho e netos de Kadafi mortos no bombardeio de sua casa em 30/04/2011.
(leonorenlibia.blogspot.com)
Veja também os discursos na ONU de Cuba em http://www.unmultimedia.org/tv/webcast/2011/09/cuba-general-debate-66th-session.html e da Venezuela em http://www.vtv.gob.ve
RETROSPECTIVA 1: EM 09/08/2011 A OTAN BOMBARDEOU A VILA DE ZLITEN MATANDO 85 CIVIS:
(telesurtv.net)
O Governo Líbio convocou a imprensa para documentar esse ataque:
(leonorenlibia.blogspot.com)
Depois a OTAN perpetrou ataques muito mais letais, como recentemente em Sirte, bombardeando a cidade durante dias continuamente, impedindo as equipes de salvamento até de procurarem as pessoas sob os escombros. Morreram milhares de pessoas. Bombardeou escolas, hospitais, fábricas e o que havia. Também usou drones.
RETROSPECTIVA 2: A RESISTÊNCIA COMEÇA A SE ORGANIZAR EM TRIPOLI
(22/08/2011, DIA SEGUINTE À INVASÃO)
A queda de Trípoli foi desastrosa: os líbios não esperavam uma ofensiva tão fulminante. Pessoas em postos-chaves como policiais haviam sido subornadas para facilitar o avanço dos rebeldes. Grupos de "jihadistas" aguardavam o chamado dos muezins para saírem tumultuando a cidade. Logo os mortíferos helicópteros de combate da OTAN sobrevoavam as ruas metralhando tudo que se movesse, enquanto milhares de mercenários eram desembarcados na praia. Poucas horas depois a cidade estava coberta de cadáveres enquanto a Al Jazeera transmitia cenas festivas gravadas em sua "Trípoli" cenográfica.
No dia seguinte a Resistência popular começou a se organizar, coordenada com o Exército. No final do vídeo vemos a chegada de um carro de combate do Exército, e a área é dada por libertada. Os enfrentamentos em Trípoli não mais cessaram. Hoje de manhã a Resistência e o Exército tomaram o quartel da CIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário