sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ABU ZAID DORDA




(A apresentação no YouTube diz: "11/Setembro/11: Uma cena que mostra os Combatentes da Liberdade levando preso o criminoso Abu Zaid Dorda ao Conselho Nacional de Transição para julgamento.")

Lizzie Phelan, jornalista inglesa independente que cobriu os bombardeios da OTAN na Líbia e a queda de Trípoli, informa sobre o Dr. Abuzaid Omar Dorda:

"O veterano funcionário do Governo da Líbia (Jamarihia), ex-embaixador na ONU, atualmente preso e torturado por membros do CNT, corre sério perigo de vida. Nós pedimos à comunidade internacional, organizações humanitárias, ONU e Comunidade Européia, que exijam a pronta libertação e garantia de vida a este homem respeitável cujos direitos humanos são totalmente ignorados pelo novo regime 'democrático' da Líbia.

Os mídia tentam impingir que o Dr Abuzaid Dorda, um dos políticos mais respeitados da Líbia na história recente, tentou cometer suicídio. Todo mundo sabe como o dr. Dorda é desafiante e forte, e como isto está longe da verdade. Na realidade ele foi jogado de uma janela... A família não teve nenhum contato com ele desde que foi detido e não tem como localizá-lo, e agora está claro que a brigada de Trípoli de Abdelhakim Belhaj pretende matá-lo. Uma pessoa como o dr Dorda, altamente estimado pelo Povo líbio, é importante para qualquer projeto futuro de paz na Líbia.

O dr. Dorda não cederá à tortura (ambas as pernas foram quebrados, e pior) e não entregará as informações que eles desesperadamente querem dele. Ele era um embaixador nas Nações Unidas, mas podemos nós esperar a atenção da ONU agora que os seus jagunços ameaçam de assassinato uma conceituada personalidade de um estado soberano?"

O genro de Abuzaid Dorda, Adel Khalifa, enviou uma carta a Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU e ao Presidente do Conselho de Segurança, onde diz:

"O sr. Dorda sobreviveu a tentativa de assassinato ontem à noite, 25 de Outubro de 2011, às mãos dos seus guardas no edifício onde estava preso. Ele foi jogado do segundo andar, acarretando vários ossos quebrados e outros ferimentos sérios. As autoridades foram forçadas a levar Dorda para o hospital de Maitiga em Trípoli, onde está sendo mantido em condições extremamente precárias. Dorda não está recebendo o tratamento legalmente outorgado a um prisioneiro político, sem falar dos direitos humanos..."

Lizzie Phelan conclama seus leitores a enviarem e-mails às representações da Rússia e da China na ONU, pedindo que obriguem a ONU a exigir a libertação de Abu Zaid Dorda.

(libyasos.blogspot.com/2011/10/important-campaign-concerning-libya.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário