segunda-feira, 28 de novembro de 2011

KADAFI NO NÍGER, 1998





"Gaddafi no Níger e na Nigéria: Amostras do filme. Em 1998, durante o embargo aéreo, Gaddafi voa para o Níger e a Nigéria, para fazer longos discursos públicos.

Acompanhamos o Coronel em uma viagem ao coração de África: Gaddafi viola o embargo aéreo para participar de dois grandes encontros populares no Níger e na Nigéria. O líder líbio, ao falar a uma grande multidão no coração da África, sabe que é ouvido também por muitos jornalistas europeus e americanos.

Para além do tom incendiário, ele propõe uma Líbia moderada e aberta ao diálogo entre as diferentes religiões; censura as diversas formas de fundamentalismo, declarando-o estranho ao Islã, e vê outro perigo: este é um motivo para aumentar o isolamento entre os mundos. Gaddafi, dirigente de um país mediterrâneo e africano, quer talvez apresentar-se como mediador do diálogo que a Europa, um dia, necessariamente deverá procurar com o Centro da África." - http://www.youtube.com/user/andreacochetti, 27/02/2011; http://www.leonorenlibia.com/


 AL QAEDA NA SÍRIA

Algérie ISP / "Segundo a Alwatan Líbia (Pro CNT), uma fonte confiável confirma que houve negociações com o patrocínio da Turquia entre os rebeldes sírios e representantes líbios, conduzidas por Abdelhakim Belhaj, para o fornecimento de armas para os rebeldes da Síria para ajudar a derrubar o regime de Bashar al-Assad."

Algérie ISP / "Segundo Misrata Hour (Pro CNT), uma fonte bem informada anuncia a chegada do primeiro grupo de rebeldes de Misrata e Zenten à Turquia, com a perspectiva de entrar na Síria. Abdelhakim Belhaj foi apoiado em concertação com a Turquia para a transferência de fundos para financiar os rebeldes."

Algérie ISP / "Segundo Libye Maintenant (Pro CNT), Abdel Hakim Belhaj está presente na Turquia com o nome Salem El Alwani e atua agora na fronteira entre a Síria e a Turquia. Ele lidera um batalhão de 700 homens, que opera sob o comando de dissidentes do Exército Sírio. Ele vai participar na operação de libertação da Síria e dirige as milícias da Líbia livre. A Turquia fornecer-lhe-á o apoio militar."

http://www.algeria-isp.com/depeches/politique-libye/201111-D1666/libye-arrivee-des-rebelles-misrata-zenten-turquie-pour-attaquer-syrie-novembre-2011.html

Por outro lado, o jornal "Daily Telegraph", informa que rebeldes sírios realizaram conversações secretas com as novas autoridades líbias para garantir o suprimento de armas e dinheiro para combater  o regime  do Presidente Bashar al-Assad. O jornal acrescenta: No encontro, realizado em Istambul, os sírios procuraram assistência dos representantes da Líbia, que lhes fornecerão armas e voluntários. O jornal cita a fonte líbia: "é esperado o envio de armas e talvez também de combatentes da Líbia à Síria... há uma intervenção militar a caminho... Em algumas semanas, veremos."

http://www.algeria-isp.com/actualites/politique-libye/201111-A7310/libye-les-negociations-entre-les-responsables-syriens-libyens-parrainees-par-turquie-dirigees-par-abdelhakim-belhadj-pour-livraison-armes.html


EGITO


"Nos últimos meses a massas populares do Egito ganharam em organização e experiência política. Surgiram grupos como a 'Coligação dos jovens do 25 de Janeiro', que reúne jovens de diversos partidos e correntes, como os Irmãos Muçulmanos, nasseristas do Al Karama (Partido da Dignidade), o velho partido liberal WAFD, a esquerda do Tagammu e a Frente Democrática. Surgiu uma 'Aliança para Completar a Revolução' onde estão a Aliança  Popular Socialista, o Partido Socialista Egípcio, Egito Livre e Partido de Libertação Egípcio. Surgiu a 'Coligação dos Trabalhadores do 25 de Janeiro' com representantes da ampla Classe Operária. Foram criados novos partidos, como o egípcio PS, o Partido dos Trabalhadores Democrático (criado pelos Revolucionários Socialistas), a Aliança Socialista (criada pela Renovação Socialista, ex-membros do Tagammu,  intelectuais e sindicalistas), o partido Corrente Egípcia, e muitos outros. Criaram-se novos  sindicatos combativos. Emerge a corrente de militares patriotas ao redor do capitão desertor e amado pelo povo Ahmed Shoman, um fenômeno que muito perturba a CIA, apreensiva sobre um possível novo Nasser que, não podemos esquecer, foi um líder militar.

E as massas na sua luta já estão alcançando novas vitórias: derrubaram o governo nomeado pelos militares, que nomearam um outro fraco e idoso ex-agente de Hosni Mubarak, Al Janzuri, que cairá em breve; dividiram os Irmãos Muçulmanos, que poderiam ser chamados a estabilizar um regime burguês; desacreditaram a liderança militar e aprofundaram a divisão do Exército; e radicalizou-se o ódio anti-imperialista do Povo diante da tragédia  da Líbia. O Poder volta a ter medo do Povo.

No 22 de Novembro havia 1 milhão de manifestantes na emblemática Praça Tahrir, e dezenas de milhares em Alexandria, Suez, Port Said, Gharbiya, Fayoum, Dametta e Minya. Nos outros dias mais e mais pessoas aderiram às marchas e manifestações. As pessoas querem um regime revolucionário e socialista como o da Jamahiria Líbia. A luta não terminou, mas recomeça com vigor." - http://libia-sos.blogspot.com/


NO MÊS PASSADO, EM SIRTE


Legenda: "Comboio de Gaddafi destruído pela OTAN"

Nenhum comentário:

Postar um comentário