sábado, 10 de março de 2012

BENGAZI EM CHAMAS







"Manifestantes tomaram as ruas de Trípoli e Benghazi em protesto contra o federalismo na sexta-feira, e uma pessoa foi morta quando um mercado foi incendiado, disse um médico e jornalista da AFP.

Milhares de pessoas convergiram ao emblemático tribunal de Benghazi cantando palavras de ordem contra o federalismo e seu principal assessor, Ahmed al-Zubair Senussi, disse um fotógrafo da AFP no local.

Senussi é o chefe do conselho regional que procura assegurar a autonomia para a região Cirenaica, ou Berqa em árabe, em uma iniciativa anunciada na terça-feira que provocou temores de que o país possa se dividir.

Em Trípoli, milhares de pessoas reuniram-se na simbólica Praça dos Mártires, cantando 'Não, não ao federalismo' e 'A Líbia é uma só', disse um jornalista da AFP no local.

Mais cedo, um grande incêndio, que se pensa ser obra de incendiários, irrompeu num mercado de móveis em Benghazi e outras lojas por toda a cidade costeira, segundo um correspondente da AFP.

Uma sala de conferências onde os defensores do federalismo eram esperados  para uma reunião também foi alvo da sabotagem, segundo testemunhas.

Moradores e bombeiros se uniram para apagar as chamas no mercado de móveis, enquanto dezenas de pessoas foram levadas às pressas para o hospital.

'Cinquenta pacientes chegaram ao hospital, todos eles sofrendo de asfixia, quatro estão na unidade de cuidados intensivos, e um morreu', disse o médico Mohammed Widad do hospital dos Mártires, em Benghazi.

Lojistas do mercado carbonizado e moradores culparam pelos atos de vandalismo os partidários do federalismo, afirmando que eles provocaram os incêndios para impedir as manifestações nas ruas.

'Os defensores do federalismo são os únicos que se beneficiarão se as manifestações forem canceladas', disse o professor universitário Tariq al-Farjani.

'Mas mesmo que eles queimem nossas casas, milhões virão contra eles', acrescentou."

http://english.alarabiya.net/articles/2012/03/09/199666.html



AS CARAS DOS RATOS QUE DESGOVERNAM A LÍBIA

http://www.algeria-isp.com/actualites/politique-libye/201203-A9180/libye-les-rebelles-manifestent-tripoli-mars-2012.html


HOMENAGEM À TOMADA DE BANI WALID PELA RESISTÊNCIA EM JANEIRO

"Os vagabundos de vida baixa que trabalham para a mídia ocidental, ousaram perguntar ao coronel Kadafi se ele deixaria a Líbia. Os heróis de Bani Walid deram-lhes sua resposta. Al-Gaddafi, como Omar Mukhtar, são a própria alma da Líbia. Os ratos podem vender-se aos anglo-saxões e aos franceses por dinheiro, mas a Líbia terá sempre os heróis patriotas da Resistência Verde. Um dia, a Líbia vai ser limpa de ratos."



MENSAGEM ENIGMÁTICA DE HAMZA TOUHAMI


ALGERIA ISP / O dr. Hamza Touhami disse que a população de Barqa [Brega] não apóia a divisão da Líbia, e que tudo foi planejado pelo Ocidente para esta partição. Confirmou que Mustapha Abdeljalil, nº 1 do CNT, concorda com a partição mas finge que é contra. Eles estão  na verdade  procurando desviar as atenções com a criação de outros problemas, como exigirem que os rebeldes de Zenten entreguem o aeroporto de Trípoli.

Touhami conclamou o Povo da Líbia à desobediência civil e a preparar a vinda da Resistência Verde para libertar o país.

Ele pediu aos rebeldes que acordem, porque o país está prestes a ser dividido. O Qatar deu bilhões para Misrata e Zenten enquanto as outras regiões são abandonados.

Ele pediu aos rebeldes que estão em suas picapes nos postos de controle que se levantem contra o CNT e se integrem à Resistência, já que foram abandonados, e não terão nada no futuro e serão pobres para sempre.

Ele enviou uma mensagem para a Resistência: A Resistência é muito forte em todas as regiões. Ela está pronta. Ela foi ordenada a não se mover, e mover-se-á como um terremoto no momento devido.

Finalmente, ele enviou uma mensagem "codificada" ao Povo líbio: "Seu irmão morto envia-lhes saudações. Eu juro que o seu irmão morto me incumbiu, através de um homem de confiança, de passar-lhes esta mensagem: 'Salam [Paz], e haverá no futuro próximo uma proclamação semelhante à do 01 de setembro de 1969'. Eu juro que é verdade. Aguardem!"

Ele pediu para espalhar esta mensagem através da Líbia.

http://www.algeria-isp.com/actualites/politique-libye/201203-A9179/libye-votre-frere-mort-general-khamis-kadhafi-guide-maoummer-kadhafi-vous-passe-bonjour-intervention-docteur-hamza-touhami.html


QUE "IRMÃO MORTO" É ESSE QUE ENVIA MENSAGENS? OS MUÇULMANOS NÃO ACREDITAM EM ESPIRITISMO. ALGERIA ISP ESPECULA QUE SERIA MUAMAR KADAFI, OU SEU FILHO KAMIS, QUE ALGUNS AFIRMAM QUE NÃO MORREU, QUE APENAS PERDEU UMA PERNA E ENTREGOU-SE A ZINTAN.

O boato de que Kamis estaria vivo surgiu devido à implacável estratégia com que o Exército Verde destruiu os ratos em Kufra no mês passado, igual à da época em que era comandado por Kamis. Mas parece que esse e outros boatos foram espalhados por ratos interessados em serem enviados a Zintan para poderem saquear as casas da região, onde se diz que as mulheres têm muito ouro.

(Desde Libia dicen que la razón por la que algunos grupos armados empezaron a decir que Khamis estaba vivo y cerca de Zintan, es simplemente porque utilizan su nombre para sus objetivos. Querían ir a asaltar las casas de aquella área porque se dice que las mujeres tienen mucho oro y era la excusa para que estas bandas de delincuentes apoyadas por los agresores fueran a robar.)
http://www.leonorenlibia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1005:la-inseguridad-como-herramienta-para-mantener-el-caos&catid=10:catcron

Nenhum comentário:

Postar um comentário