domingo, 4 de março de 2012

ARMAÇÃO ANTIGA

Faz muito tempo que os governos do Ocidente armam arapucas para a Líbia. Em 21/12/1988 caiu um avião em Lockerbie, na Escócia, e morreram seus 270 passageiros. Acusaram o serviço secreto líbio de sabotar o avião, e um cidadão líbio, Abdelbasset Al Megrahi, foi preso em 1999 e condenado à prisão perpétua. A Líbia, que sempre rebateu a acusação, sofreu sanções. Al Megrahi foi repatriado em Agosto/2009 no bojo de um acordo em que a Líbia, embora sempre negando envolvimento, pagou uma indenização pelo atentado para livrar-se das sanções.


(TRÍPOLI, 03/10/2011 - OS RATOS SAQUEARAM SUA CASA E ROUBARAM OS AUTOMÓVEIS DA FAMÍLIA)

Em 2009 foi imposto a Al Megrahi, que já estava doente, desistir da apelação da sentença para poder beneficiar-se do acordo e voltar para a Líbia. Agora a apelação será requerida de novo:

"Um novo recurso está previsto para ser lançado nos tribunais escoceses para tentar limpar o nome do condenado 'Lockerbie bomber' [o petardeiro de Lockerbie?], Abdelbaset al-Megrahi.

Ativistas, incluindo Jim Swire, cuja filha morreu na queda do avião da Pan Am em 1988, dizem que os esforços para derrubar a condenação de Megrahi de 2001 pelo assassinato de 270 pessoas vão prosseguir mesmo depois de o líbio, doente terminal, morrer.

Megrahi foi condenado por um tribunal especial de três juízes escoceses instalados sem júri em Camp Zeist, na Holanda, mas o livro de John Ashton, 'Megrahi: You Are My Jury', cita o líbio alegando ter sido embrulhado, e que as provas vistas pela Promotoria nunca foram passadas para a defesa. 'Houve uma pressão enorme para condenar, e é claro também que houve desonestidade intelectual gritante no seu julgamento', disse Ashton. 'À parte a significativa nova evidência forense, é bastante claro que esta é uma condenação viciada'.

As provas não vistas pela defesa incluem um arrombamento no aeroporto de Heathrow, na madrugada de 21 de Dezembro de 1988, que poderia ter permitido 'plantar' um dispositivo entre as bagagens no compartimento de segurança da Pan Am. Dúvidas também têm sido lançadas sobre pagamentos feitos a uma testemunha-chave de acusação, e sobre um fragmento de placa de circuito encontrado nos destroços, que os promotores disseram que era parte do temporizador da bomba montada por agentes líbios."

http://www.guardian.co.uk/uk/2012/mar/03/lockerbie-fresh-moves-megrahi


Mais informações (em Inglês): http://lockerbiecase.blogspot.com/


É interessante notar que a TV Al Jazeera fez um documentário sobre o caso:





RATOS HOJE

ALGERIA ISP / Segundo Elmokawama Akhbar, em Benghazi, as famílias dos "rebeldes" desaparecidos durante a guerra na Líbia sabem agora onde estão os seus filhos, depois da descoberta de uma vala comum onde 157 "rebeldes" foram enterrados pelo CNT.

Em Misrata, um perito em explosivos canadense a serviço do Ministério do Interior foi morto pela detonação de uma bomba que tentava desarmar.

http://www.algeria-isp.com/actualites/politique-libye/201203-A9071/libye-canadien-est-mort-suite-explosion-une-bombe-mars-2012.html


الزعيم الأممي معمر القذافي


"KADAFI, A LENDA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário