quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TOLERÂNCIA E RENÚNCIA

Anteontem Jalil, Primeiro-Ministro do CNT, lançou um apelo à reconciliação e à tolerância.

Ontem a Resistência declarou que não pode reconciliar-se com quem matou, violou, roubou, e prossegue nisso. Lembrou que Kadafi, tolerante, chamou-os mais de uma vez para conversar pacificamente, mas eles recusaram. (http://libya360.wordpress.com/2011/12/13/dr-shakirs-candid-heart-to-heart-message-to-the-libyan-people/)


A renúncia de Jalil não é de admirar: as brigadas "rebeldes" não obedecem ao CNT, e diariamente há protestos mesmo em  cidades como Bengazi e Misrata, geralmente reprimidos a bala. Hoje 3 manifestantes de Darna, outra cidade "rebelde", foram mortos em um  protesto em Bengazi. (http://www.algeria-isp.com/depeches/politique-libye/201112-D1723/libye-des-rebelles-tirent-sur-les-manifestants-benghazi-decembre-2011.html).

Há também a luta interna entre algumas brigadas "rebeldes", com muitas mortes. Além disso, a Resistência Verde tem feito atentados contra os "conselheiros" mais graduados e os comandantes dos ratos.

Diante da corrupção generalizada, os bancos europeus relutam em liberar para o CNT (desviar) o dinheiro líbio. O dinheiro com que financiaram o CNT evaporou. Não há como pagar os mercenários, que continuam sobrevivendo do latrocínio e, ultimamente, do seqüestro. Afora a guerra, que continua, a situação social é gravíssima, pois o desemprego é geral, com a economia do país destruída.

Parece delinear-se no horizonte a possibilidade de alguém vir a ser punido pelas  atrocidades dos ratos. Não pode ser sem conseqüência o reconhecimento da ONU de que há milhares de pessoas presas sem qualquer formalidade e sujeitas à tortura. O CNT, que se diz governo, é o maior candidato a réu.

Por tudo isso Jibril, par de Jalil desde o começo, já havia renunciado em Outubro. Sumiu do noticiário, como queria. Agora Jalil seguiu seu exemplo. Que eles encontrem logo as suas ratoeiras.


Ratos insatisfeitos protestam contra o CNT





Ratos raspam o fundo do tacho (11/12/2011)


The Truth About The War On Libya

Government Lies Revealed A Goverment Conspiracy 2011


http://www.leonorenlibia.com/

Este é um longa-metragem sobre a agressão à Líbia. Nos comentários no Youtube vê-se que ele está bloqueado nos EUA. Portanto é prudente, quem puder, gravá-lo antes que seja bloqueado geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário