segunda-feira, 2 de abril de 2012

TRÉGUA CONTROVERTIDA


Comandos do CNT em seu caminho para Sabha na manhã de sexta-feira 30/03


Reunião do Conselho dos Anciãos de Sabha


Jovens Tobu [ou Tbawe?] do bairro Taiura em Sabha... (vídeo de 31/03/2012 - TV dos ratos)


Os anciãos das tribos de Sabha acordaram uma trégua com os ratos, mas os combates continuam. Os ratos estabeleceram toque de recolher das 21:00 às 8:00 hs da manhã.
http://www.algeria-isp.com/actualites/politique-libye/201204-A9739/libye-une-treve-sabha-avril-2012.html


Bandidos Tbawe atacam Sabha, e os ratos atacam as famílias Tbawe. Mas ontem 01/04 à tarde reinava uma calma aparente.
http://www.leonorenlibia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1085:sabha-01042012&catid=10:catcron



Destaques:

- O rato principal do "Conselho de Segurança" em Sabha, Abderrahmane Elbi, foi capturado e sentenciado à pena capital pela Resistência Verde. Ele foi castigado pela violação e morte de mulheres em Sabha. Também violou e mutilou mulheres na área rural. Algumas mulheres se suicidaram para não se tornarem suas prisioneiras.

- O rato comandante Suleiman Abubakar também foi capturado em Sabha, julgado e executado.

- Trípoli: Combates entre a Resistência e os ratos, ataque à embaixada da Bélgica. Não há mais bloqueios [check-points] dos ratos nas ruas.

- 85% das jazidas de petróleo estão em área sob controle dos Tobu.

- Combates em Bengazi, Derna, Tobruq e dezenas de cidades menores:



Uma visão otimista: "...militantes do Exército de Libertação da Líbia derrubaram dois aviões líbios do CNT em Shaba, onde nas últimas semanas, a Tribo negra dos Tobus tem infligido enormes perdas para os jagunços dos estrangeiros. Na verdade, foram capturados, feridos ou mortos centenas desses indivíduos desprezíveis que expressam seu ódio cometendo crimes horrendos contra mulheres, velhos e crianças... Os legalistas agora controlam a maior parte das regiões da Líbia..."
http://libyanfreepress.wordpress.com/2012/04/01/il-cnt-e-rimasto-senza-leader-the-defence-minister-has-resigned/



RETROSPECTIVA

ZAWIA DEPOIS DA EXPULSÃO DOS RATOS (MARÇO/2011)


"Grupos armados destróem a praça de Ashuhador em Zawia"

Autores: Flavio Signore e Leonor Massanet

"Neste vídeo você pode ver e ouvir civis falando sobre os horrores que sofreram. Perpetrados não por 'civis desarmados sendo atacados por Gaddafi', mas por grupos armados que tomaram essa cidade no oeste da Líbia entre Tripoli e a fronteira da Tunísia:

'Os grupos armados entraram na cidade, incendiaram e destruíram vários lugares e eles começaram a matar pessoas.'

'Eles usaram armas contra civis desarmados.'

'Agora estamos de volta ao normal, as pessoas estão trabalhando e a Universidade está aberta novamente. As coisas voltaram ao normal.'


Relatório de Leonor Massanet e Flavio Signore (resumo)

"Pelo que supostamente foi cometido pelo governo da Jamahiriya em Zawiya e em outros lugares, a ONU emitiu a Resolução 1973, que autorizou a intervenção militar ocidental. As testemunhas que encontramos nesta cidade contradizem completamente a versão divulgada até agora pela mídia ocidental.

"Após o cerco de 20 dias e os ultrajes contra direitos civis e humanos cometidos em Zawiya pelos rebeldes, as Forças Armadas da Líbia libertaram a cidade", conta uma testemunha ocular:

"Em 22 de fevereiro, as pessoas que - agora nós sabemos - eram dos grupos da Al-Qaeda e wa Altakfir Alhejara (extremistas islâmicos), entraram na praça de Ashuhador em Zawiya, destruindo e queimando casas e prédios... as pessoas se esconderam em suas casas até que o exército veio para libertá-las.

"Os civis nos mostraram um filme, feito com um telefone celular, de matança cruel e terrível, as pessoas tendo suas cabeças cortadas com facas, como se fossem animais sendo abatidos. Os extremistas, após cada abate, gritavam Allahu Akhbar! As pessoas dizem que não eles eram líbios, eram barbudos e tinham roupas distintivas.

"Nos primeiros dias do conflito, estávamos todos despreparados e 90% daqueles que vieram eram estrangeiros, que saqueavam. Eles destruíram o Congresso do Povo, onde tomamos nota do que precisamos, os escritórios da segurança social, o cartório, o congresso geral, todas as seções, o escritório que elabora planos para empresas e assim por diante.

"Qualquer um que apoiasse o Líder, eles cortavam sua garganta em público, e usaram nossas mesquitas para organizar as suas festas.

"Então veio a OTAN e bombardeou a periferia da nossa cidade."

Timothy Bancroft-Hinchey - Pravda.Ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário