segunda-feira, 10 de junho de 2013

CONFRONTO EM BENGAZI



http://za-kaddafi.ru/portal/novostnoi-forum/liviya/3906-bengazi-boeviki-voyuyut-s-narodom.html

"O Chefe do Estado-Maior do Exército da Líbia renunciou no domingo, enquanto uma unidade militar de elite tomava o controle de uma base de milícias pró-governo após confrontos que mataram 31 pessoas na cidade oriental de Bengazi.

A violência eclodiu sábado, quando manifestantes invadiram uma base do batalhão 'Escudo da Líbia 1', um agrupamento de milícias alinhadas com os militares, incumbidas de ajudar a manter a segurança. Os manifestantes exigiam que as milícias deixem seu acampamento e se submetam plenamente à autoridade das forças de segurança da Líbia.

Ainda não está claro qual lado atirou primeiro. As autoridades líbias deram poucos detalhes sobre os confrontos.

Testemunhas disseram que alguns dos manifestantes trouxeram armas para o acampamento, que era a principal base dos milicianos do 'Escudo da Líbia 1' em Bengazi. Os milicianos foram superados em número pelas centenas de manifestantes diante dos portões.

Funcionários do hospital disseram que a maioria dos mortos eram manifestantes. Muitos foram enterrados no domingo. Os funcionários falaram anonimamente, pois não estavam autorizados a falar com os jornalistas.

De acordo com Mohamed Belied, diretor do Hospital Jalaa, as mortes foram causadas por tiros e fragmentos explosivos. Ele disse que dezenas de pessoas ficaram feridas.

Como resultado imediato da violência, o Chefe do Estado-Maior do Exército major-general Youssef al-Mangoush renunciou, mencionando o número invulgarmente elevado de mortes nos confrontos de Benghazi.

Oficiais militares vinham protestando contra al-Mangoush há semanas, acusando-o de corrupção e de não exercer autoridade sobre as milícias. Acredita-se que algumas milícias favoreceram a permanência de al-Mangoush em seu posto, por ele ser incapaz de substituí-las por uma força unificada.

Muitos moradores da cidade culpam o governo central do país por não conseguir impor sua autoridade sobre as milícias. Alguns têm mesmo pressionado por auto-governo, queixando-se de discriminação pelo oeste, onde está localizada a capital, Tripoli.

As forças especiais conhecidas como 'Saaqa' assumiram o controle da base do 'Escudo da Líbia 1' em Bengazi após combate. Durante sua tentativa de entrar na base, cinco membros do Saaqa foram mortos e 10 ficaram feridos por uma explosão, de acordo com o coronel Abdullah el-Shiafy em nota divulgada pela agência oficial Libyan News Agency (LANA).

Outras unidades de segurança tomaram o controle de três outras bases do 'Escudo da Líbia 1' em Bengazi, de acordo com el-Shiafy.

O batalhão 'Escudo da Líbia 1' ainda não anunciou seus próximos passos.

O primeiro-ministro Ali Zidane, em um comunicado divulgado no domingo depois de interromper uma turnê pelas cidades do oeste da Líbia, descreveu o ocorrido como 'triste e doloroso' e pediu ao povo que seja cauteloso e exercite a auto-contenção."

http://libya360.wordpress.com/2013/06/09/libya-powerful-militias-challenge-weak-government/



SÍRIA

CLIPE DO FSA CELEBRANDO ALGUNS DOS SEUS "MÁRTIRES"



Tunísia - Mãe emocionada de "rebelde" do FSA pede desculpas ao povo sírio

Publicado em 06/06/2013

http://allainjules.com/2013/06/09/assaut-syrie-alep-la-mere-des-batailles-commence-ce-soir-avec-larmee-arabe-syrienne/


TURQUIA - CONTINUA A MOBILIZAÇÃO 





LEMBRANDO HUGO CHAVEZ


HUGO CHAVEZ E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO - Publicado em 01/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário