terça-feira, 23 de outubro de 2012

AVIÕES BOMBARDEIAM BANI WALID


http://www.algeria-isp.com/actualites/politique-libye/201210-A12659/libye-les-jourdenes-barbares-misrata-bombardent-toujours-bani-walid-octobre-2012.html/ , http://www.mukawama.co.cc

ENTREVISTA DE LEONOR MASSANET À RT (ESP.)

http://www.leonorenlibia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1472:libia-23102012&catid=10:catcron/


EUA BLOQUEIAM PROJETO DE DECLARAÇÃO DA ONU
PELA SOLUÇÃO PACÍFICA DA VIOLÊNCIA EM BANI WALID

Os Estados Unidos bloquearam um projeto de declaração proposto pela Rússia, sobre a solução do problema da violência na cidade líbia de Bani Walid, que está sob cerco há semanas. A declaração pedia uma solução pacífica para o conflito.

O Enviado da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, disse que essa atitude "não pode ser séria", lembrando à delegação americana o ataque mortal em Bengazi que custou a vida de quatro diplomatas dos EUA em setembro.

"O bloqueio, de um projeto de declaração chamando para resolver os problemas políticos do país sem violência, é muito estranho", disse Churkin. "Este é um caso em que é difícil explicar as ações da delegação dos EUA em termos racionais."

A declaração sobre Bani Walid redigida pela Rússia apelava às autoridades líbias para "tomar medidas urgentes para resolver o conflito por meios pacíficos e para preservar os direitos de todos os cidadãos da Líbia". Também expressava preocupação com a significativa escalada da violência dentro e em torno da cidade de Bani Walid nos últimos dias.

Lawrence Freeman, da revista de notícias Executive Intelligence Review diz que os EUA bloqueiam qualquer solução pacífica para a violência em curso na Líbia, porque a estabilidade da região não está em seus interesses.

"O embaixador da Rússia fez uma proposta perfeitamente razoável para acalmar a violência", disse ele. "E seria de esperar que os Estados Unidos, como uma super-potência, respondessem de uma forma racional. O problema é que o presidente Obama e sua enviada à ONU, Susan Rice, não estão interessados em promover a paz na Líbia e em toda a região do Oriente Médio. E portanto eles torpedeiam qualquer movimento dos russos que tenda a acalmar a situação."

A violência tem provocado protestos. Cerca de 200 moradores de Trípoli tentaram invadir a Assembleia Nacional, exigindo o fim do cerco. "É improvável que o cerco  acabe em breve", disse uma fonte cuja família está dentro da cidade sitiada. "Primeiro o governo disse que o que está acontecendo [em Bani Walid] tem que parar, mas depois disso... eles vieram dizer que esta é uma boa guerra contra o mal", disse a fonte à RT.

O Conselho de Segurança da ONU também adiou a adoção de outros dois projetos de declaração propostos pela Rússia, o primeiro condenando um ataque terrorista em Damasco em 21 de outubro, que causou muitas mortes e ferimentos de civis, e o segundo chamando tanto o governo sírio como os rebeldes a pactuarem um cessar-fogo durante o feriado muçulmano de Eid Al Adha, que começa em 25 de outubro e tem a duração de três dias, para que as pessoas possam observá-lo em paz e segurança. O chamado da Rússia para um cessar-fogo coincide com esforços semelhantes do enviado internacional pela paz na Síria, Lakhdar Brahimi, para persuadir os sírios a acordarem um cessar-fogo durante o feriado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário