sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A ONU SACANEIA BANI WALID


MISSÃO DE APOIO DAS NAÇÕES UNIDAS NA LÍBIA - DECLARAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO EM BANI WALID

"TrÍpoli, 12 de Outubro de 2012 - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), através do Representante Especial do Secretário-Geral e Coordenador Humanitário e Residente da ONU, Georg Charpentier, expressa sua preocupação com o impacto dos recentes acontecimentos quanto à segurança em Bani Walid, incluindo perda de vidas e ferimentos.

O Sr. Charpentier lembra todas as partes de suas obrigações, sob o Direito Humanitário Internacional, de proteger os civis e atender suas necessidades básicas, e de assegurar a passagem rápida e desimpedida de abastecimento regular para toda a população civil de Bani Walid, incluindo a assistência humanitária.

Ele chama ainda as partes a estenderem seu apoio a uma solução mediada que permita ao Estado exercer a sua autoridade nacional e dar solução abrangente a todas as questões pendentes relacionadas a Bani Walid e, neste sentido, saúda todos os esforços empreendidos pelas autoridades líbias e os comitês de reconciliação.

A ONU na Líbia apoia os esforços humanitários em curso e está pronta a prestar assistência conforme solicitada."

(United Nations Support Mission in Libya statement on the situation in Bani Walid)
http://unsmil.unmissions.org/Default.aspx?tabid=3543&ctl=Details&mid=6187&ItemID=613962&language=en-US

Do primeiro parágrafo, pode-se dizer que a ONU demorou para começar a se preocupar. O assédio começou em 29 de Setembro.

No segundo parágrafo, esse tal de Charpentier exige que "todas as partes" protejam os civis etc... mas em Bani Walid só há duas partes: o povo da cidade, que a defende, e os ratos que a atacam. Ao "lembrar de suas obrigações" às duas partes, insinua que a população também é culpada pelos ataques e pelo bloqueio que sofre.

É no terceiro parágrafo que começamos a entender por quê: a meta é "uma solução que permita ao Estado exercer sua autoridade" em Bani Walid. Ora, isso é o que
a população de Bani Walid não aceita. Deve ser esta a sua culpa.

E mais: ele quer uma "solução abrangente para todas as questões pendentes"... mas o "Estado" dos ratos continua a prender, torturar e matar milhares de cidadãos sem nem se preocupar com as aparências. Autoriza o cerco e bombardeamento de cidades, até com gás. Podemos imaginar, pois, que tipo de "solução abrangente" esse Estado daria às "questões pendentes" na heróica Bani Walid.

Finaliza saudando os "esforços humanitários" dos ratos e os "comitês de reconciliação", que só podem ser duas ficções. A ONU prestará assistência quando solicitada... pelos ratos, pois os cidadãos de Bani Walid sob bombardeio podem solicitar à vontade, e somente a Resistência
, contra todas as dificuldades, os ajudará, como temos visto.


IMAGENS DE BANI WALID






http://libyanfreepress.wordpress.com/2012/10/18/8091/


Nenhum comentário:

Postar um comentário