quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A ILUSÃO DO FEDERALISMO

http://libya360.wordpress.com/2013/02/15/benghazi-another-assassination-attempt-thousands-protest-against-failed-government/

Em Bengazi, em 15/2, manifestação pacífica de moradores (não participaram as forças políticas organizadas, federalistas e islamistas) exige a destituição dos atuais dirigentes e o restabelecimento das intituições. Pobres ratos, serviram ao Diabo e agora não querem viver no Inferno.

O quadro da rebelião programada para começar em 15/2 parece algo desolador diante do triunfalismo habitual do discurso da Resistência. No Sul a situação é mais favorável para as tribos, que se empenham em expulsar os bandos armados e controlar militarmente a região:
http://www.leonorenlibia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1579:libia-a-15022013&catid=9:catinfo
O governo fantoche do CNG não dispõe de tropas para submeter as tribos do Sul, e os ratos de Misrata estão em luta interna e contra todas as outras facções. O CNG determinou o fechamento das fronteiras, mas não tem como implementá-lo.

No restante do país, as notícias são de grande repressão, com a prisão preventiva de todos os suspeitos de apoiar a Resistência e de suas famílias. Metade dos jovens de Sabrata foram presos. Temem-se execuções em massa. Em Trípoli prosseguem os combates entre facções de ratos. As tropas italianas que se destinam à região petrolífera permanecem estacionadas em Trípoli para garantir a segurança dos integrantes do CNG. Em todo o Oeste as manifestações são proibidas sob ameaça de eliminação de todos os manifestantes.

No Leste (Cirenaica) vigora a ilusão do federalismo: a região teria direito a uma porcentagem da receita do petróleo (que é extraído no Sul e exportado no Oeste) e teria governo autônomo. Naturalmente, esse governo seria controlado pela Irmandade Muçulmana, pela Al Qaeda, e afinal pelos países da OTAN. Mas o CNG não está disposto a ceder. Essa divisão de recursos traria no mínimo a necessidade de contabilizá-los, e nem isto é aceitável para os ratos de Trípoli, que vendem o petróleo a preço que ninguém conhece, e de qualquer forma o dinheiro não aparece.

As notícias são poucas e fragmentárias, o que indica que a Resistência não está conseguindo manter-se articulada e divulgar suas ações. Talvez seja em parte porque já constatou a inutilidade dessa divulgação (que subsiste somente na Internet) diante da indiferença apalermada do Mundo. O único relatório que encontramos é do site russo za-kaddafi.ru/portal/news/,
http://greenkomitet.ru/forum/sobytiya-novosti/liviya/983-liviya-novosti-svodka-ot-ref-17-fevralya-2013-a.html .
(Trad.Esp.: http://www.leonorenlibia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1586:pavel-desde-rusia-informa-19022013&catid=9:catinfo )


ENTREVISTA COM UM EX-SOLDADO VERDE

http://www.leonorenlibia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1581:libia-va-al-federalismo&catid=9:catinfo

Manifestações em Sabha e Benghazi pelo federalismo.
Tripoli paga França e Itália para fornecer armas e salvaguardar determinadas instalações.
Benghazi é perigosa, com a Al Qaeda e as milícias da Irmandade Muçulmana mais poderosas.
O Sul da Líbia ameaça cortar o fornecimento de água para o Norte, se Trípoli cortar a eletricidade para o Sul.
Sirte e Bani Walid estão buscando a paz e as tropas do CNG deixaram Bani Walid nos últimos dias.
São freqüentes os atentados em Bengazi com mortes, informou-se hoje também.

Publicado em 15/02/2013


IMAGENS RECENTES DE SAIF AL ISLAM KADAFI NO TRIBUNAL DE ZINTAN


UM BALÃO VERDE PELA JAMAHIRIYA

http://allainjules.com/2013/02/18/video-libye-deux-ans-deja-quils-ont-assassine-mouammar-kadhafi-et-le-pire-est-a-venir/

A GLORIFICAÇÃO DE KADAFI



BONITA CANÇÃO



CANÇÃO PENTELHINHA - VALEM AS IMAGENS DRAMÁTICAS


A LUTA NO SUL


Homenagem a Kadafi no coração de Paris, França


PROTESTO DIANTE DA EMBAIXADA DA LÍBIA EM MOSCOU


MENINA APROVEITA PROGRAMA DE TV AO VIVO PARA LOUVAR KADAFI

17 Fevereiro 2013



LEMBRANDO O CERCO DE BANI WALID



"Na estrada para Bani Walid, moradores refugiados falam sobre o que aconteceu.

Filmado em 22 de Outubro de 2012 retratando famílias deslocadas de Bani Walid encalhadas na beira da estrada aguardando ajuda humanitária (foi filmado a cerca de 50km de distância de Bani Walid em uma área chamada 'Urbaan')

Os civis falam sobre o bombardeio em Bani Walid, os hospitais estão lotados, bombardeamentos contínuos. Milhares de civis em fuga."

Correspondente GRNlive - "Entre em contato com GRN para vendas e licenças é ilegal baixar este filme ou transmiti-lo sem licença." - http://www.grnlive.com - Publicado em 26/10/2012



RAÇA, IMPÉRIO, E A INVENÇÃO DA EMERGÊNCIA HUMANITÁRIA 

LIBYA: Race, Empire, and the Invention of Humanitarian Emergency from Maximilian Forte on Vimeo.
http://libya360.wordpress.com/2013/02/17/libya-the-second-anniversary-of-a-bloody-coup/



COSTA DO MARFIM: TPI JULGA GBAGBO

Sr. Presidente,

Dói-me muito a escrever esta carta, depois de duas anteriores. Escolho a forma de carta aberta para expressar que os meus sentimentos e minha posição são os de milhões de outros de seus irmãos e irmãs marfinenses, africanos e cidadãos do mundo...

Sr. Presidente, neste dia solene da audiência dita de confirmação das acusações do Procurador do TPI contra você, todos os nossos olhares estão em Haia e atentos os nossos ouvidos para as instruções que você dará para a História. Seu "vamos até o fim" na audiência de instrução do TPI em dezembro de 2011 tornou-se o lema "OVAJAB" das passeatas da "galáxia patriótica" africana.

Desde então, muita água correu sob as pontes do Ocidente. Na Costa do Marfim e em toda a África muita água também correu pelas planícies e florestas, já que não podemos pretender ter um número suficiente dessas infra-estruturas que são essenciais ao nosso desenvolvimento, e para cuja implementação você tem plano original: tomar uma pequena percentagem de todas as exportações de commodities da CEDEAO para instituir  um Fundo comum, para financiar a nossa infra-estrutura.

Em um mundo que se pretendesse justo, essa audiência deveria ser apenas de retirada de acusações... A Humanidade, em cujo nome o perseguem com tal ferocidade aqueles que o condenaram tão prontamente, em razão de supostos crimes contra Ela, pode Ela permitir um crime por motivo de crimes de que ela sabe que você não é culpado?

Caçados em todos os lugares, em nome da estabilização de um poder que todos já percebem que não tem capacidade de se legitimar, somos muitos a não podermos manifestar a nossa solidariedade com a nossa presença real, como tanto desejaríamos. Mas essas perseguições, esses exílios internos e externos não podem impedir o nosso coração de bater, ele bate em uníssono com o seu. Em uníssono com os de sua admirável equipe de defesa que vai além da sala de audiências.

"Koro"! Obrigado por ter tanta coragem nesta provação, tão trágica e injusta como cheia de orgulho e de esperança para as gerações futuras, que você já inscreveu na História. "Se vocês resistirem, eu resisto", você teria dito a um dos nossos que o visitou. Sua ligação com o povo é tão forte que nos perguntamos quem, o povo ou você, ajuda o outro a resistir... Você aprecia aqueles que tomam a iniciativa, então cada um torna-se seu advogado sem você pedir, e onde quer que ele se encontre exilado, contribui assim para divulgar amplamente a verdade sobre a situação na Costa do Marfim.

Sr. Presidente, nesta batalha que certamente não é a última do seu destino excepcional, milhões de seus concidadãos, nas cidades e aldeias mais remotas do país, onde você conhece cada metro quadrado, estão ao seu lado e não duvidam por um momento sequer o seu papel histórico. Com eles, milhões de africanos, europeus, americanos, asiáticos, etc.,  já perceberam que a sua luta é pela dignidade, luta contra o sistema e não contra povos ou nações...

Carta do exílio, 19/2/2013

Ministro Eric Kahé

Presidente da AIRD (Alliance Ivoirienne pour la République et la Démocratie)

http://allainjules.com/2013/02/19/proces-gbagbo-cpi-lettre-du-ministre-eric-kahe-au-prisonnier-laurent-gbagbo/



Publicado em 07/08/2012


SÍRIA
A COMOVENTE EXECUÇÃO, DIANTE DE UMA MESQUITA,
DE UM ADVOGADO QUE NÃO APOIAVA OS RATOS


http://allainjules.com/2013/02/17/desinformation-syrie-lasl-et-al-nusra-enlevent-des-centaines-de-civils-dont-des-femmes/


Nenhum comentário:

Postar um comentário