quarta-feira, 1 de maio de 2019

LNA AVANÇA SOBRE TRÍPOLI



"A nova batalha de Trípoli entrou em sua quarta semana. Desde 4 de abril, quando o marechal-de-campo Khalifa Haftar anunciou oficialmente sua Operação Inundação da Dignidade, o Exército Nacional da Líbia (LNA) chegou a Ayn Zara, mas não conseguiu capturá-la e chegar à própria cidade.

Ao mesmo tempo, o LNA ganhou o controle do Aeroporto Internacional de Trípoli e várias áreas próximas, criando assim uma base para novos avanços.

Forças leais ao Governo do Acordo Nacional (GNA) impediram o LNA de entrar em Trípoli e lançaram vários contra-ataques na área do aeroporto e em outras partes da linha de frente. No entanto, eles parecem não ter recursos suficientes para empurrar o LNA para fora do campo de Trípoli.

Nessa situação, a liderança do LNA decidiu reformular seus esforços e concentrou suas atividades militares na área sudeste de Trípoli. Unidades do LNA capturaram a aldeia de Zatarnah e avançaram sobre as aldeias de Laftah e Khallet al-Kahili. O objetivo deste esforço é cortar a estrada que liga as forças do GNA em Trípoli com seus aliados em Misrata.

Ambos os lados afirmam que realizam operações bem-sucedidas, causando grandes baixas a seus inimigos. No entanto, de fato, a intensidade dos confrontos na maior parteo da linha de frente, bem como os ataques aéreos dos aviões de guerra do GNA e do LNA, permanece relativamente baixa. A principal razão é a falta de recursos, causados pelos anos de caos na Líbia após a queda do governo de Gaddafi.

Em recentes séries de confrontos, o LNA capturou dois tanques de batalha e uma arma de artilharia autopropelida [tanque-de-guerra]. Fontes pró-GNA alegaram que as forças do GNA eliminaram até uma dúzia de combatentes do LNA.

Fontes locais continuam especulando que o LNA pode lançar uma ofensiva na cidade de Sirte. Nos primeiros dias da Operação Inundação da Dignidade, as unidades do LNA realizaram vários avanços na área próxima, mas não foram realizadas grandes ações ofensivas.

Durante a semana passada, houve relatos de que o LNA estava implantando reforços na linha de frente de Sirte em uma tentativa de desviar o foco do GNA da batalha por Trípoli. No entanto, é improvável que o próprio LNA possa implantar forças suficientes para realizar simultaneamente duas grandes operações ofensivas no norte da Líbia.

Na próxima semana, o LNA provavelmente continuará seu lento avanço ao sul e sudeste de Tripoli com o objetivo de encurtar a linha de frente, onde é possível cortar linhas logísticas das forças da GNA. Em caso de sucesso, ele terá chances reais de capturar Tripoli."



Relatório do Exército Nacional da Líbia sobre o progresso na batalha por Trípoli

"O porta-voz militar da Líbia, Ahmed al-Mesmari, confirmou que as forças continuam a se mover em direção ao centro de Trípoli.

'Nós limpamos a área ao redor de Trípoli e começamos a nos mover em direção ao centro da cidade. Nossas forças estão avançando na maioria dos eixos de Trípoli. Estamos operando de acordo com uma estratégia militar bem planejada para a libertação de Trípoli', disse ele na extraordinária conferência de imprensa na segunda-feira.

'Estamos combatendo milícias da Al-Qaeda e da organização terrorista em Trípoli, e essas forças começaram a entrar em colapso', relatou.

'Nossas forças têm um objetivo: preservar a pátria e impedir a intervenção estrangeira contra a Líbia. O Exército Nacional da Líbia vai proteger os civis e erguer a bandeira da paz na batalha de Trípoli', declarou.

Ele pediu à comunidade internacional que respeite a soberania da Líbia e pare as intervenções do Qatar e da Turquia

Al-Mesmari apelou a todos os jovens que ele descreveu como 'aliciados' a se renderem, abandonando as 'milícias terroristas'."

https://libya360.wordpress.com/2019/04/29/libyan-national-army-begins-movement-towards-the-center-of-tripoli/



Líbia: tribos ocidentais confirmam seu apoio ao LNA e à libertação de Trípoli





"Sob o slogan: 'Exército Líbio sim, milícias não', uma reunião de tribos e cidades do Oeste da Líbia foi realizada na cidade de Tarhouna, que apelou a todos no país para se unirem.

Os participantes do fórum enfatizaram em sua declaração final seu apoio às Forças Armadas e sua liderança, e que a Líbia não será uma incubadora de grupos extremistas ou um foco de terrorismo.

A declaração condenou nos termos mais fortes possíveis os ataques a civis e suas propriedades, como resultado do bombardeio aéreo realizado pelo 'Governo de Acordo Nacional' apoiado pelo Ocidente.

Os participantes também pediram à comunidade internacional para apoiar as Forças Armadas que lutam contra o terrorismo em nome do Mundo.

Os participantes do Fórum de Tribos e Cidades da Líbia responsabilizaram o Banco Central e a Contadoria pelo desperdício de fundos públicos e pelo desembolso de bilhões em apoio a milícias, gangues criminosas e terroristas."

https://libya360.wordpress.com/2019/04/26/libya-western-tribes-confirm-their-support-for-the-lna-and-the-liberation-of-tripoli/




INGLATERRA/AUSTRÁLIA

A PRISÃO DE JULIAN ASSANGE





SOBRE TIMOR-LESTE


https://www.resistir.info/




BRASIL

INDÍGENAS PROTESTAM CONTRA AS
POLÍTICAS GENOCIDAS DO GOVERNO





Nenhum comentário:

Postar um comentário