sábado, 4 de maio de 2013

NOVA APARIÇÃO DE SAIF EM ZINTAN



Saif al-Islam Kadafi apareceu no tribunal de Zintan em 2/5, acusado de conspirar para fugir da prisão em que é mantido desde sua captura em novembro de 2011.

"Os ratos acusam Saif de conspirar para escapar de sua detenção na cidade de Zintan, nas Montanhas Ocidentais, ajudado pela advogada do Tribunal Penal Internacional (TPI, ICC), Melinda Taylor, que também foi detida pela Líbia por três semanas no verão passado.

John Jones, advogado de defesa de Saif recentemente nomeado pelo TPI, afirmou que os documentos que os zintanis alegam que 'constituem uma ameaça à segurança nacional', nada mais contêm do que as declarações de Saif de que prefere ser julgado pelo TPI (e não na Líbia) e que os procedimentos judiciais na Líbia de hoje são 'a antítese da Justiça'. As autoridades líbias violaram o direito de Saif de falar com um advogado de defesa, apreendendo os documentos e prendendo a advogada de defesa original Melinda Taylor.

'É uma farsa do começo ao fim', disse Jones, que não estava no tribunal. 'Ele foi mantido incomunicável por 17 meses, sem qualquer procedimento judicial significativo'.

O tribunal nomeou dois advogados locais para representá-lo, e agendou a audiência do caso para setembro.

Saif não aceitou ser representado pelos advogados nomeados pelo tribunal de Zintan."

Alexandra Valiente

http://libya360.wordpress.com/2013/05/02/saif-al-islam-gaddafi-makes-second-appearance-in-zintan-court/

http://saifalislamqadhafi.wordpress.com/2013/05/02/saif-al-islam-gaddafi-makes-second-appearance-in-zintan-court/

Veja também: 

http://defesadalibia.blogspot.com.br/2011/11/entrevista-de-saif-al-islam-kadafi.html

http://defesadalibia.blogspot.com.br/2011/11/traicoes.html

http://defesadalibia.blogspot.com.br/2011/12/saif-al-islam-absolvido.html



TRÍPOLI: OS RATOS CONTINUAM DISPUTANDO AS MIGALHAS DO QUEIJO

"Trípoli, 04/05/2013 às 08:14 - Grupos armados bloquearam o acesso ao Ministério da Justiça. Em Trípoli aumenta a tensão entre militantes das gangues regionais que permaneceram após a 'revolução' de 2011 e os habitantes locais. Militantes das 'brigadas de Misrata', 'Brigada Escudo da Líbia' (de Bengazi), e uma série de outros grupos armados bloqueiam há uma semana o trabalho dos ministérios e departamentos da Líbia exigindo a aprovação uma lei 'de isolamento político' para proibir todos os antigos funcionários do 'regime de Kadafi' de ocupar cargos públicos [o site za-kaddafi.ru com simpatia esse projeto de lei, porque prejudica os traidores da Jamahiriya]. Além disso, os militantes exigem cortar relações com a Rússia, a Sérvia e outros países 'que não apóiam a revolução'. Alguns moradores de Trípoli não suportam os 'revolucionários' armados e querem tirar ao menos uma parte do seu poder. O atual confronto entre milícias e governo começou no final de abril, quando homens armados em caminhonetes com metralhadoras e armas antiaéreas bloquearam o Ministério dos Negócios Estrangeiros e, em seguida, tentaram invadir o prédio do Ministério do Interior. Em 30 de abril, eles bloquearam o edifício do Ministério da Justiça, e o bloqueio continua até hoje. Bloquearam uma série de ruas, causando engarrafamentos. Em 2 e 3 de maio a situação continuou tensa. O bloqueio do Ministério da Justiça provocou protestos de rua em Trípoli contra as ações das gangues armadas. Houve confrontos entre os manifestantes e os apoiadores da 'revolução'. No fim, os militantes conseguiram a promessa de que a 'lei de isolamento político' será discutida no Parlamento num futuro próximo. No entanto, se ela não for aprovada, provavelmente haverá provocações armadas, a fim de exercer pressão sobre as autoridades." [N.T.: Freqüentemente as sessões do Parlamento são interrompidas pela irrupção de grupos armados que comparecem para fazer pressão e para seqüestrar parlamentares.]

Extraído de http://za-kaddafi.ru/portal/novostnoi-forum/liviya/3534-v-livii-narastaet-napryazhennost-mezhdu-boevikami-regional-nyh-brigad-i-ih-opponentam.html



ARGÉLIA

"Louisa Hanoune apela à vigilância

'O governo de Mariano Rajoy diligentemente permitiu aos EUA implantar em território espanhol uma força de reação rápida em antecipação ao caos generalizado esperado na Argélia', revelou ontem (2/5) Louisa Hanoune em uma conferência de imprensa na sede de seu partido (Partido dos Trabalhadores da Argélia) em Argel. Referindo-se a informações da imprensa estrangeira que considera críveis e são do interesse da Argélia, além de contatos com diversos sindicalistas e políticos espanhóis, a oradora denunciou que 500 'marines' especialistas na luta contra o terrorismo e oito aviões de guerra estão se preparando para intervir na Argélia. Ela não hesitou em atacar o movimento islâmico, 'que segue a política dos EUA' à imagem do Egito, Líbia e Tunísia. 'Esses partidos islâmicos exploram a fragilidade sócio-política para reinar e garantir os interesses das potências ocidentais, em detrimento do povo', disse ela. Para bloquear as 'concupiscências' dos EUA, Louisa Hanoune conclamou o governo argelino a rever os seus acordos com o seu homólogo espanhol, que mentiu para os argelinos. 'Por um lado, o governo espanhol procura desenvolver as relações com nosso país, e por outro lado, permite que as forças dos EUA intervenham na Argélia a partir da Espanha', queixou-se. Respondendo a pergunta sobre a reação da diplomacia argelina sobre esta situação caso esta informação se verifique, Hanoune respondeu que 'o governo está preocupado com a saúde do Presidente da República e com outras preocupações sociais', acrescentando que 'cabe aos partidos políticos chamar a atenção para os perigos que ameaçam a país', e insistiu na obrigação da mobilização geral em todos os níveis para lidar com as ameaças de desestabilização do país. Repudiando toda e qualquer exploração da doença de Abdelaziz Bouteflika, Hanoune ressaltou que a oportunidade se apresenta aos argelinos para salvaguardarem a estabilidade, a unidade e o desenvolvimento nacionais, para além de todas as diferenças políticas e partidárias, e que este é o dever e a responsabilidade de todos os patriotas."

http://www.algeria-isp.com/actualites/politique-algerie/201305-A15304/situation-politique-algerie-louisa-hanoune-appelle-vigilance.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário