domingo, 14 de fevereiro de 2016

TURQUIA ATACA A SÍRIA



Síria afirma que ataques da Turquia visam apoiar terroristas.

http://en.alalam.ir/news/1789316

O governo da Síria denunciou à ONU o bombardeio de seu território pela Turquia, qualificando-o de "apoio direto aos grupos terroristas."

Em uma carta no domingo [hoje], o Ministério das Relações Exteriores sírio pediu ao Conselho de Segurança da ONU para "pôr fim aos crimes do regime turco."

"O Ministério das Relações Exteriores condena firmemente os repetidos crimes e agressões da Turquia contra o povo sírio e a integridade territorial da Síria", relatou a SANA, agência de notícias oficial da Síria.

Forças turcas continuaram, pelo segundo dia neste domingo, a bombardear posições dos combatentes curdos do Partido da União Democrática (PYD) na província síria do norte de Aleppo.

De acordo com a agência de notícias Anadolou da Turquia, o exército turco atacou alvos do PYD em torno da cidade de Azaz com obuses estacionadas na fronteira com a Síria. Atentado semelhante ocorreu no sábado.

Ancara acusa o PYD, e seu braço militar, as Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), de ligações com o grupo militante Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que vem lutando por uma região autônoma curda dentro da Turquia desde a década de 1980.

O primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu declarou depois dos ataques de sábado que Ankara "vai retaliar contra cada passo (do YPG)."

"O YPG vai retirar-se imediatamente de Azaz e área circundante, e não retornará para perto dela novamente". Davutoglu também observou que a Turquia "pode, se necessário, tomar as mesmas medidas na Síria que tomou no Iraque e em Qandil", referindo-se ao bombardeio pela Turquia de posições do PKK no Monte Qandil, no ano passado. [http://curdistam.blogaliza.org/2015/07/28/por-que-esta-sendo-bombardeado-qandil/]

O governo sírio condenou a fala de Davutoglu como "interferência flagrante" nos assuntos sírios, segundo a Press TV.

Veja mais em: http://en.alalam.ir/news/1789316#sthash.UAsOr0pU.dpuf


Jatos de combate russos Sukhoi Su-24s e Su-34s decolam da base aérea de Hmeymim em Latakia neste domingo para alvejar posições do autoproclamado Estado Islâmico e da Frente al-Nusra na Síria.
Publicado em 14 de fevereiro de 2016


Relatório do General Igor Konashenkov (clique no ícone das legendas [Ingl.])

Publicado em 11 de fev de 2016
http://thesaker.is/most-interesting-statement-of-major-general-igor-konashenkov-must-see/


ATUALIZAÇÃO 16/02/2016: EXÉRCITO SÍRIO RETOMA AHRES E MASQAN, AO NORTE DE ALEPPO

https://syria360.wordpress.com/2016/02/17/syrian-front-turkish-army-prepares-for-direct-invasion-of-syria/


DR. AL-JAAFARI, EMBAIXADOR DA SÍRIA NA ONU, NO CONSELHO DE SEGURANÇA (aos 12 min.)

https://syria360.wordpress.com/2016/02/16/al-jafaari-on-the-turkish-attacks-on-syria-un-media-stakeout/


RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA DEFESA RUSSO EM 16/02/2016

http://thesaker.is/russian-mod-press-briefing-for-february-16th-2016/


Nenhum comentário:

Postar um comentário