domingo, 15 de novembro de 2015

ASSAD E OS ATENTADOS EM PARIS


Publicado em 14 de novembro de 2015

Em entrevista aos jornalistas após a reunião com uma delegação francesa, incluindo parlamentares, intelectuais e homens de mídia, chefiada pelo membro da Assembleia Nacional francesa Thierry Mariani, o Presidente al-Assad declarou, em resposta a uma pergunta sobre sua reação ao que aconteceu em Paris na sexta-feira:

"Em primeiro lugar, nós oferecemos nossas condolências às famílias francesas que perderam membros queridos ontem, e nós somos as pessoas mais próximas para entender esta situação que aconteceu ontem na França, porque temos sofrido esse tipo de terrorismo durante os últimos cinco anos na Síria. E o que aconteceu na França ontem não pode ser separado do que aconteceu em Beirute há dois dias, porque isso é terrorismo. É por isso que você não deve olhar para o terrorismo como em arenas distintas, como olhar para arenas na Síria, Iêmen, Líbia ou França. Na verdade, é só uma arena, no Mundo todo."

Questionado se os serviços de inteligência sírios têm qualquer indicação ou informação sobre de onde na Síria as pessoas que cometeram esse ato vieram, ou se tinham contato com qualquer grupo na Síria, o presidente respondeu:

"Não, não temos qualquer informação sobre o que aconteceu, mas não se trata de nomes, ou quem foi ou não. Nós avisamos há três anos do que aconteceria na Europa, e dissemos para não mexerem com a 'falha geológica' na Síria, pois criariam como um terremoto que reverberaria em todo o Mundo, e, infelizmente, os mandatários europeus não deram atenção ao que dissemos. Eles pensaram que nós estávamos ameaçando, e não aprenderam com o que aconteceu no início deste ano com o [atentado ao] Charlie Hebdo."

Assad acrescentou que "Apenas declarar que você é contra o terrorismo não significa nada. Você tem que ir e lutar contra o terrorismo, você tem que seguir as políticas corretas e apropriadas, é o que eles têm que fazer."

À pergunta se a Síria está pronta para lutar ao lado da França contra o terrorismo e ajudar os serviços de inteligência franceses se eles pedirem, o presidente Assad respondeu: "Eles não têm que pedir; só têm de ser sérios. Aí então nós estaremos prontos para lutar contra o terrorismo juntamente com eles. Estamos prontos para lutar contra o terrorismo com quem realmente queira lutar contra o terrorismo, e o governo francês não é sério ainda."

Convidado a enviar uma mensagem ao presidente francês François Hollande, o presidente al-Assad admoestou: "Trabalhe para o bem e o interesse do seu povo. E a pergunta que qualquer francês faria hoje: se a política francesa durante os últimos cinco anos fez algum bem para o povo francês? Na verdade não. Então, a primeira coisa a fazer é trabalhar para o interesse do povo francês, e se ele quiser fazer isso, terá que mudar sua política."

Questionado sobre a condição para o governo sírio e o governo francês trabalharem em conjunto, ou para os serviços de inteligência sírios trabalharem com os serviços de inteligência franceses, o presidente Assad explicou: "Você não pode falar sobre cooperação de inteligência sem cooperação política. Você não pode falar sobre a cooperação de inteligência, a fim de lutar contra o terrorismo enquanto suas políticas, as políticas do mesmo governo, são de apoio ao terrorismo. Isto é o que eu quero dizer com ser sério."

http://thesaker.is/president-bashar-al-assad-on-paris-attacks-interview-english-subtitles/







Nenhum comentário:

Postar um comentário