3 de março de 2020
SANA. Damasco
A embaixada da Líbia em Damasco foi reaberta na terça-feira, sinalizando o retorno da relação diplomática entre os dois países irmãos.
A cerimônia de reabertura contou com a presença de uma delegação líbia chefiada pelo vice-primeiro-ministro Abdul-Rahman al-Ahiresh e pelo ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional Abdul-Hadi al-Hawaij.
Em uma declaração durante a abertura, o vice-ministro sírio dos Negócios Estrangeiros e Expatriados, Fayssal Mikdad, afirmou que a Síria tomou a importante decisão de restabelecer as relações com os irmãos na Líbia porque a batalha nos dois países é a mesma, em que enfrentam o terrorismo e os estados que o apoiam.
Mikdad acrescentou que a Síria está aberta à cooperação e não pode haver ação árabe conjunta sem ela, expressando sua esperança de reabrir a Embaixada da Síria em Trípoli logo após sua libertação pelo exército líbio [LNA].
Por seu lado, al-Hawaij afirmou que restaurar as relações normais e estratégicas e a parceria entre os dois países é do interesse de ambos países. Ele acrescentou que a representação diplomática da Líbia na Síria será do mais alto nível, sendo um Embaixador da Líbia na Síria nomeado em um futuro próximo, e esclareceu que esta etapa será seguida por outras etapas relacionadas à aliança entre os dois países contra o terrorismo.
No domingo, foi assinado um memorando de entendimento entre o Ministério das Relações Exteriores e Expatriados da Síria e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Líbia sobre a reabertura da sede das missões diplomáticas e consulados e a coordenação entre os dois países nos fóruns internacionais e regionais, particularmente para enfrentar a intervenção e agressão da Turquia nos dois países.
https://syria360.wordpress.com/2020/03/03/libyan-embassy-in-damascus-reopened/

https://syria360.wordpress.com/2020/03/03/libyan-embassy-in-damascus-reopened/

Nenhum comentário:
Postar um comentário